technor Edição 11
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
T E C H N O R ¡ C U L O
Revista eletrônica sobre Informática em geral e Internet
[[[ Edição 11 ]]]
Março de 1998
http://www.fuchs.com.br/techno/
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-
Editado por:
Daniel Braga S. dos Santos (daniel@divulg.com.br)
Com a colaboração de:
Roque Santos Junior (rasjr@uninet.com.br)
Maclei Tozzato (maclei@geocities.com)
P.C.Barreto (pcbarreto@pobox.com)
Dario Mor (dariomor@drsys.com.br)
Roney Belhassof (roney@infolink.com.br)
Assinatura do TechnOráculo:
Basta enviar um e-mail para danlist@comports.com com o subject: Assinatura do TechnOraculo
Se quiser pode mandar o seu recado também, mas não é muito garantido que eu leia pois geralmente o meu leitor de mensagens processa esse "subject" e manda uma resposta automática adicionando-o a lista dos assinantes. Se quiser falar sobre o zine use o technoraculo@fuchs.com.br e opine a vontade. :-)
Geral:
Pra quem não sabe existem duas versões do TechnOráculo, esta em texto puro e a versão HTML com imagens e links que é encontrada no site oficial da revista juntamente com as edições anteriores tanto em texto como em HTML.
Pra quem não tem acesso a Internet, vou colocar todas as versões no BBS Future NET do Rio de Janeiro telefone: (021) 498-3871 , óbvio que a liberação do cadastro no BBS depende do sysop de lá. Mas ai é com ele.
Para facilitar agradeço a quem possa enviar cópias da revista para alguns amigos que gostem de ficar informados.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
O nome TechnOráculo já está registrado e não pode ser usado por terceiros para outros fins que não sejam citar a existência desta publicação.
Está liberada a cópia desta revista e a distribuição, desde que seja feita gratuitamente. Trechos e artigos também podem ser utilizados desde que seja citado o TechnOráculo como fonte e principalmente o nome do autor do texto.
Atenção
O novo e-mail da revista é technoraculo@fuchs.com.br , meu e-mail pessoal também mudou. Agora é daniel@divulg.com.br
BYTES
Voltamos !
Voltamos todos após algum tempo de agitação que nos fez declarar férias de verão. Todos ocupados seja com vestibular, viagens ou no meu caso casamento (seguido de viagem também claro :-]). Mas o que importa é que estamos de volta com o TechnOráculo, sua revista mensal que está comemorando 1 ano de existência, em fevereiro do ano passado lançavamos a primeira edição, que mostrou o "novo" Netscape Communicator e dicas para o Trumpet Winsock. Muitas novidades vieram desde então. Active Desktop, Canais de Push, passando por ICQ, NT 5.0, Nuke, Office 97, Corel 7 e outros que apresentamos por aqui. Em alguns casos até em primeira mão, o que consideramos muito bom para uma revista sem compromisso profissional, escrita por gente que gosta de informática e de repassar conhecimentos. Recebemos muitas cartas, mudamos de endereço, visual e hoje temos mais de 200 assinantes. … com orgulho que vemos o TechnOráculo sendo comentado em publicaáões como Internet.Br e Folha de São Paulo. Isso serve para nos estimular ainda mais e superar qualquer falta de tempo e até mesmo o cansaço de árduos dias de trabalho e estudos.
Divirtam-se e agora que já passou o carnaval, Feliz 98. ;-)
Nesta Edição
- Windows 98
- Get Right
- O Próximo Passo
- O Melhor da Lista MEUPOVO
- OS/2 Zone
Windows 98
Roque S. Junior
Olá amigos. Sejam bem vindos ao oficial-começo-de-ano de 1998. Com o fim do carnaval, começamos o ano com o pé direito já investindo na famosa futura-invenção que em março sairá do forno para os nossos computadores. O Windows 98.
Em primeiro lugar, é bom lembrar que eu testei o Windows 98 Beta 3 1650, porém não tive tempo e tantas oportunidades para testar o programinha com veracidade, mas com certeza deu para analisar o que vem por aí.
Vamos analizar minha máquina primeiro: Pentium 200 MMX, 64 megas de RAM, um HD temporário de 345megas com alguns bad blocks (afinal, é temporário, não quero jogar a bomba de bill gates no meu lindo HD de 3.4 gigas) e outro HD de Slave com 1.08 gigas e alguns programinhas.
Forneci ao Daniel algumas imagens de desktop e uns brinquedos variados pra ele mostrar ã vocês no decorrer da home page. Como eu estou escrevendo isso aqui num .DOC, eu não tenho nenhuma noção de "como" e "aonde" ele vai botar essas fotos. Mas, vamos ao que interessa.
A Instalação:
O terrorismo começa aqui. Só de arquivos ZIPados do Windows 98, que são em torno de 72, totalizam 104 megas... descompactados, dariam exatamente 106 megas. Pouca descompressão, afinal, é um monte de .CAB e alguns .EXE's e uns .INI's da vida. Isso ainda sendo BETA 3.
Pois bem. Rodei o tão famigerado SETUP.EXE. liberei meu mísero drive C para zero, e rodei a instalação. Nos primeiros 30 segundos, onde ele roda o Scandisk e aqueles avisos de 'we will check your hard drive for errors' são iguaizinhos ao 95. Mas ao rodar a instalação em si, a coisa muda completamente diferente.
Ele não pula para uma interface gráfica de primeira. Ele roda algo parecido como aquele "Installshield Wizard", para o Windows, e depois disso, ele dá uma janelinha de instalação toda bonitinha, dividida em frames. Numa coluninha ã direita, ele mostra os passos ã serem executados pelo processo de instalação. Tem até um "Time Remaining" que a Microsoft fez para deixar o usuário a par do tempo que vai durar a instalação. Mas como na informática o tempo é uma mentira, a única coisa útil do contador de tempo é verificar se a instalação não travou.
Bom, executa-se o tal do Installshield, e começa aquelas perguntas clássicas. O Licence Agreement, verifica se você tem espaço suficiente no teu HD, pergunta qual tipo de instalação você deseja, enfim, nessa parte, não tem tanto no que mexer, mas existe um detalhe interessante:
No Windows 95, caso você se lembre, a identificação do Hardware e dos drivers Plug'n Play (Plug'n Pray na época) era feita logo no comecinho da instalação, antes de fazer a cópia para o HD, o que muitas vezes dava dores de cabeça enormes para os instaladores que tinham algum hardware velho ou mal configurado. já no Windows 98, pasmem, ele copia TUDO primeiro, antes de começar a indentificar alguma coisa, o que é 1000% mais seguro e mais dinamico do que ficar tentando identificar tudo no começo. No decorrer da cópia, ele fica fazendo a propaganda do Windows 98. Diz que ele suporta DVD, o tão famoso USB (Universal Serial Bus) que é, na pior das hipóteses, um Plug'n Play todo "fudêncio", ou seja, poderoso, diz a pequena propaganda que voce engata numa porta qualquer um DEVICE qualquer, e ele identifica e configura e põe a parada pra funcionar sozinha, sem dar BOOT, o que deve ser um charme! Imagine você, num churrascão de Domingo na sua casa, usando sua c‚mera digital da CASIO, tirando foto de deus e o mundo, e ir ali rapidinho, botar as fotos no computador, em minutos, e voltar a tirar fotos? Sem dar boot nem nada... … o poder.
Além disso, dizem os meus amigos viciados em Hexen2, Quake2 e afins (jogos que exigem DirectX) que realmente, só na mudança de sistema operacional (de Windows 95 para Windows 98) há uma mudança realmente significativa na Frame Rate e na eficiencia/qualidade dos jogos. Diz um amigo meu que o Frame Rate do Quake 2, numa Diamond 3D 3000 4 megas aumentou 5 pontos só com o upgrade pro Windows 98... e ainda esse Beta aí. Bill Gates abençoou os gamers, já que ele está monopolizando os jogos para Windows, pelo menos agora parece que ele está fazendo tudo direitinho.
Outra coisa que me chamou a atenção no Windows 98: Foi o fato de ele dizer que suporta DVD. DVD é algo que realmente é uma novidade muito interessante que tem invadido os micros, e não é tão popular atualmente. Um amigo meu comprou um kit DVD da Creative Labs, que é um show! dá pra engatar o computador em uma TV a partir de um cabo RCA (fornecido no KIT) e a partir daí, usar o micro e ver os filmes que se tocam no micro. Eu estou sendo o responsável da instalação dessa criança no computador desse meu amigo, e pretendo testa-lo e de repente fazer uma matéria ã respeito do DVD pra PC. Muito legal. Só a titulo de curiosidade: Para os amantes do jogo Wing Commander: o Wing Commander IV, que no original em CD-ROM comum, ocupa uns 6 CD's... no DVD ocupa apenas 1 CD, e frente-verso, ouo seja, os 2 lados. Incrível a qualidade de imagem/som comparado ã versão de CD.
Voltando a instalação:
Quando o bixo terminar de copiar tudo, ele dá o boot e reinicia seu computador já em Windows 98 (OBS: Quando eu instalei o Windows 98 aqui nessa máquina temporária, meu AUTOEXEC.BAT não existia e no CONFIG.SYS havia apenas a string do HIMEM.SYS, só pra dizer que tinha um config.sys =]). Até ai, tudo bem, e agora, ele começa a identificar o Hardware. Ele simplesmente não te pergunta porcaria nenhuma. Ele diz "vou identificar seu hardware. Se congelar e o HD parar por mais de 10 minutos, reinicie seu computador". (OBS2: o Windows que eu peguei não é em português não. Ele é em Ingles, só estou traduzindo por desencargo de consciência mesmo) A partir daí, faltam mais ou menos 18 minutos para terminar a instalação (segundo o próprio programa). Depois disso, ele avisa que vai reiniciar. Mas... ué? Cadê a lista de drivers e dispositivos que ele achou? Nada... e depois do terceiro Boot, o que que ele faz? Ele começa a configurar o fuso horário, o control panel... e de repente, não mais que de repente, ele identificou meu Modem. Estranho. Ele disse que achou um Sportster 33.6 Interno, mas depois, ele falou íAchei seu modem! … um ëModem Padrãoêî. Porra! Não era Sportster? Tudo bem, aceitei a configuração, depois eu poderia mudar aquilo. Ao terminar as configurações de Fuso horário, hora, desktop, ele me pergunta sobre os Channels do Internet Explorer. Tem trocentos países para serem escolhidos. Logico, escolhi brazil, onde entram no desktop o UOL, Bradesco, Itaú, entre outros brinquedos na qual voce clica em cima deles e o Site é logo visto no browser, claro, ao estar conectado. Ao terminar, ele disse "vou dar um reboot".
Beleza, Vamos ao terceiro boot da criança. Ao reiniciar, voce já sente aquele prazer "vou brincar no Windows 98! Finalmente!". sonho seu, pois daí é que entra algo que nós menos entendemos. A partir daí, ele começou a identificar tudo. Ele chegou a identificar até meu monitor! Incrível! Minha placa de som veeeeeelha, a SB AWE 32, versão antigona, a placa de vídeo ele não precisou de driver... e assim vai. Até aqui, não tive do que me queixar do dito cujo. Só que antes de vir o desktop... "preciso reiniciar seu windows!". Vamos lá de novo para um novo Boot.
A partir daí, no enésimo Boot que ele deu, finalmente, ele carregou o bixo, e me mostrou o desktop, com o Explorer Bar (a barrinha do Internet Explorer, esqueci o nome da parada lá. Ah sim! Active Channels!). O Active Desktop é um recurso interessante, mas pessoalmente é pouco util. Dentre algumas imagens que eu forneci do dito cujo, você pode reparar no desktop os 3 iconezinhos: 1 do internet explorer, outro do desktop e o terceiro do... ah, nem lembro. … a anteninha parabólica que fica ali, cliquei naquilo e nem fez nada. ?
Também é observavel, que ao conectar na internet e pedir um browzesinho dos Active Channels, ele deu uma tela full screen pra você cheio de links. Eu nem futuquei tanto ali porque o Internet Explorer vocês todos conhecem. Do 4.1 que conhecemos para essa versão que temos no beta do Windows 98 não há tantas diferenças.
Na edição em que eu falei do Windows NT 5.0, eu bem que dei uma avisada pra vocês: o Windows 98 é uma pseudo-cópia do Windows NT 5.0 que estamos vendo aqui. Realmente, na estética, não está MUITO diferente do NT 5.0 não... e de certa forma, como vocês podem ver na foto do control panel, alguns ícones que não existem no Windows 95 (como o Users, System, e Telephony) estão presentes nessa nova versão.
Em uma imagen 800x600 do Desktop, vocês podem reparar um "Microsoft Diagnostics" que me deixou pasmo! Ele identifica tudo em detalhes, conflitos, IRQ's em uso, DMA's em uso, e por QUEM está sendo usado, portas disponíveis, Drivers de 16 bits ativos, drivers de 32 bits ativos, um monte de sacanagem! No desktop, você verá a memória disponível.
Bom, basicamente é tudo isso que eu sei do dito cujo Windows 98, e que ele promete muito para março ou maio, ou pro meio do ano, tanto faz, em que ele deve ser lançado. Realmente, durante a execução de todos os programas e jogos que eu rodei no tal sistema, eu não obtive sequer um GPF ou uma mensagem de erro qualquer.
Outra coisa maneira é que ele tem o Windows Cleanup, que limpa os arquivos temporários do seu HD, como os tempês do internet explorer, e afins do Recycle Bin, ao seu gosto. Você pode configura-lo de várias maneiras. Ele tem um identificador de arquivos inúteis que você pode remover do seu HD caso necessário. Existe também o Windows Tune Up, que diz ser um customizador de velocidade do Windows, onde ele teoricamente "melhoraria" a performance e velocidade do seu windows. Como eu não acredito em papai noel, não devo acreditar nisso também, a não ser que eu teste na íntegra, coisa que eu ainda não tive tempo de fazer. :-)
Caso haja alguma pergunta ou dúvida em relação ao Windows 98, não hesite em perguntar, mande um e-mail para mim que eu terei o prazer em responde-lo.
Sobre o Techoráculo, os atrasos:
Não podíamos continuar a partir da edição de Outubro devidos a fatores cruciais: Eu estava com o vestibular pela boca, o Daniel tinha acabado de se casar, e os outros editores provavelmente estariam entrando de férias, e não estavam com tempo ou disponibilidade para escrever, então pedimos sinceras desculpas por Ter deixado você, leitor, desinformado tanto tempo. Mas agora estamos voltando com força total, e a partir dessa edição, onde o TechnOráculo completa 1 ano de existência, começaremos a investir pesado em matérias mais consistentes e informativas. Prometo informação com mais qualidade e mais inédito para vocês, leitores.
Aquele abraço
Roque Santos Junior
Get Right
"Resume download" também em seu browser !
Daniel BSS
Já tem algum tempo que eu falei por aqui sobre o FTP Explorer, um ótimo software para FTP que entre outros recursos permitia o "resume download", ou seja, a possibilidade de reiniciar downloads do ponto onde o mesmo parou. Um recurso ótimo nesses dias em que andamos sofrendo com repentinos cortes de luz. Porém para ser usado você precisaria saber o endereço completo da localização do arquivo. Que poderia ser algo como "ftp.cdrom.com/pub/files/games/ac/simulator/flight/fs9844.zip" e que daria uma trabalheira enorme copiar a URL, colar no FTP Explorer e começar a baixar o bicho.
Porém já existe a algum tempo o bom Get Right um software que já foi traduzido para o português e que incorpora o recurso de "resume download" ao seu browser preferido. A coisa funciona assim: Encontrando o link que baixa o arquivo desejado, basta clicar e arrastar para a janelinha do Monitor Get Right e pronto. O monitor pode ser colocado no grupoo Iniciar de seu Windows, para que fique disponível sempre a cada reinicialização.
Se voce não tem lá muita habilidade com o mouse para ficar arrastando links pra lá e pra cá pode também fazer o seguinte: Com o Monitor Get Right ativo clique com o botão direito do mouse no link desejado e escolha a opção "Copiar endereço do vínculo" (no Internet Explorer) ou "Copiar atalho" (do Netscape em português, em inglês deve ser algo parecido) e voilá o Get Right abre a janelinha de salvar arquivo para começar o seu download seguro.
Download seguro ?
Bem, devemos lembrar que para que isso ocorra o servidor deve ter o recurso de "Resume download", caso contrário o Get Right não faz mágica. Se o servidor não suportar tal recurso o próprio programa emite um aviso. Nos dias de hoje raramente encontramos um servidor assim, mas é bom tomar cuidado, nestes casos talvez seja melhor procurar um outro site.
O Get Right possui uma janela de "Status dos Downloads" que mostra os arquivos ainda pendentes e permite o reinício do download. … possível programar o programa para desconectar do provedor ou desligar o micro ao finalizar o download. Este recurso é ótimo para quem acessa de madrugada. Também suporta a configuração de "Proxy" o que pode acelerar ainda mais um download se seu provedor possui esse serviço.
A pergunta que fica agora é, por quanto tempo o Get Right fará sucesso ? Isso depende do tempo que levará para a Microsoft e a Netscape colocarem o recurso de resume download em seus browsers, algo que ainda não aconteceu sabe se lá porque. As vezes penso que isso não agradaria muito aos provedores de acesso que cobram fortunas por hora/Internet, pois sinceramente: O que você prefere em seu browser ? Um recurso assim, ou gracinhas gráficas de gosto duvidoso ?
Você encontra o Get Right em ftp://ftp.iis.com.br/pub/TopDownload/getrt302.exe , e também em http://www.headlightsw.com/ , site do fabricante. O ideal é baixar a versão já existente em português, mas não ouvi falar de nenhum problema para quem instalou em a versão em inglês.
O Próximo Passo
Roney Belhassof
Não há dúvida de que uma nova era está nascendo. Uma era onde computadores e dispositivos de comunicação nos deixarão muito mais próximos um do outro e até mais próximos de lugares distantes. Iniciativas como o ICQ sugerem o que teremos a seguir mas as coisas podem ir mais longe que apenas saber quem está no ciberespaço. Há empresas que estão se dedicando a colocar cidades inteiras na realidade virtual permitindo a uma pessoa no Brasil caminhar pelas ruas de uma Nova Orleans digital (em VRML). Procuraremos aqui falar um pouco dos projetos que nos chegam aos olhos e ouvidos discutindo a tecnologia necessária para que tudo isso seja real. Mas antes de mais nada o que vem por aí?
A Rede em Toda a parte!
A que distancia de você está o ciberspaço? Ora, onde quer que haja um processador, uma linha telefônica (ou algum outro tipo de linha) e um software de acesso lá estará a grande Rede. Que tal então ter processadores, software e linha em todo e qualquer aparelho? E um cartão parecido com o que te identifica no banco 24h para permitir sua entrada na Rede?
Pense na seguinte cena... shopping center, uma dessas tardes chuvosas do Rio de Janeiro em fevereiro quando tudo enche e vc fica preso. Horas a fio e você precisando fazer uma transferência bancária, programar seu video cassete para gravar o episódio inédito de Arquivo - X, checar seus e-mails e colocar os compromissos do dia seguinte na sua agenda on line para que seus companheiros de trabalho ou funcionários possam consultá-la logo mais ã noite ou antes de sair no dia seguinte. Sem susto você se dirige a qualquer orelhão, ou qualquer outro dispositivo eletrônico como net televisores, e introduz seu cartão inteligente, digita sua senha e presto! lá está confortável interface gráfica que você configurou em seu computador com todos os links e aplicativos que costuma usar! Em 15 minutos a chuva lá for a já invade os andares mais baixos de vários prédios e vc termina de fazer a última anotação em sua agenda. De quebra ainda aproveita para avisar aos amigos que está ilhado na esperança que algum deles receba a mensagem no net rádio em seu carro e tenha condições de encontrar contigo para uns chopps!
O mais inrível é que tais coisas não estão nada longe de acontecer. Na verdade a tecnologia necessária já está disponível, exceto pela falta de linhas de alta velocidade para a grande Rede, e só não aconteceu ainda por estes estranhos movimentos de mercado. Afinal certamente os Windows (NT e menos ainda o 95) não são adequados para tornar tudo isso real, ou pelo menos agradável! ;) As tecnologias que prometem tornar tudo isso simples como operar um controle remoto de televisão tem nomes um tanto esquitios mas tem feito seu papel. São ambientes como o Java e recursos de orientação a objetos como o CORBA e o OpenDoc.
Abrem-se as Cortinas
Um longo marasmo acometeu estas tecnologias que ficaram sendo trunfo apenas de indústrias de informática que, embora cada vez maiores, nem se aproximam da penetração de massa que tem empresas de telefones e televisores. Felizmente já se nota mudanças nisto! Abrem-se as cortinas e entram Samsung, Sanyo e Motorola (lembre-se dos pagers) na aldeia Java e de Computação em Rede.
Os primeiros telefones Java já tem data para sair ainda este ano, a Motorola já fechou contrato com a Sun para colocar o Java em todos os seus produtos, a IBM planeja lançar seu home director (o mais avançado conjunto de tecnologias para administrar casas remotamente) em Java. Há um padrão de comunicação entre eletrodomésticos sendo consolidado por um grupo forte de empresas. está ficando claro que o mercado finalmente resolveu levar estas tecnologias aos usuários finais e parece estar decidido a não fazer isso da forma ruim, com Windows, esforçando-se para apresentar uma solução que seja agradável, eficiente e barata, em Java. Sim! Fiquem de olho no tal de Java e, acreditem, ele faz muito mais que borboletas voadoras nas páginas da Web, na verdade ele tem recursos para fazer muito mais que qualquer OS/2 ou Windows ao ser muito mais que uma linguagem. Alias vale aqui lembrar em um parágrafo o que é o Java e o que o faz tão interessante
Os Atores
Apesar de muitos adorarem o Windows, talvez por admiração ao esperto Gates, este sistema tem alguns problemas bem maiores que sua falta de estabilidade e tecnologia atrasada. O braço forte que o controla é monopolista demais para fazer desta uma solução válida para arriscar investimentos. Tecnologias como CORBA, OpenDoc e Java são abertas por lei, não há necessidade de pagar royalties ou ficar na dependência de uma empresa administrada gananciosa como a Microsoft. E esta é a grande força do Java, os outros dois ainda esperam sua deixa para entrar neste palco. Java: ¿ primeira vista encontramos uma linguagem muito parecida com o C++ somente mais orientada a objetos e mais multiplataforma. Entretanto sob ela há um ambiente Java que implementa surpreendentes recursos de segurança e funcionamento em rede. E este ambiente não só foi feito para cada um dos sistemas operacionais (OS/2, Unix, Windows etc.) como já tem processadores especiais para rodá-lo com melhor performance e mais estabilidade que em qualquer um destes sistemas.
CORBA: Há tempos já é usado no OS/2, Unix e System (do Macintosh) e pode ser comparado ao OLE do Windows, só que desenvolvido não por uma só empresa mas por um pool (grupo) de mais de 100 empresas e lançado muitos anos após o OLE. Graças a ele operações de arrastar e soltar, copiar e colar, acesso a bancos de dados, aplicativos em rede e muito mais são uma experiência diferente sob estes sistemas de alto nível. Nota: existe CORBA para Windows.
OpenDoc: Este nome esconde uma revolução sem precedentes na forma de interagir com computadores. Conceitos ainda desconhecidos do público em geral como Orientação a documentos são possíveis graças a ele. Atualmente apenas alguns Unix mais avançados e o OS/2 vem com este recurso mas há OpenDoc para Windows também. Resumir esta tecnologia em um parágrafo é uma injustiça! Mas sentimos que ele precisa ser lembrado como peça importante da nova era da informação! Hoje os sistemas operacionais são capazes de reconhecer arquivos texto e alguns gráficos mesmo sem aplicativo algum instalado. Com o OpenDoc eles passam a conhecer praticamente todo tipo de documento. Desde textos formatados, planilhas eletrônicas e bancos de dados até telnet, e-mail, ambientes de realidade virtual e muito mais! Uma das conseqüências é a mudança do atual foco em aplicativos (vou abrir o Word para ler este texto) para o foco em documento bastando-se clicar sobre o documento para abrir um texto com gráficos e animaáões independente dos aplicativos usados para criar o original.
Prelúdio
Esta é uma peça que ainda não começou, apenas a primeira chamada soou e agora os atores se movimentam freneticamente nos bastidores! Nós, a platéia, esperamos em nossos acentos já a algum tempo e já estamos ansiosos! Só nos resta cobrar dos diretores da peça que nos ofereçam um bom espetáculo sem mais atrasos! :-)
O Melhor da lista MEUPOVO
From: Eduardo Domingues De Jesus <edujes@utu.fi>
Subject: ERRATA GRAVE, Urgente!
CUIDADO PESSOAL!
Leiam isso tudo e TOMEM NOTA pois e' uma fria ENORME o que esta' acontecendo com esse e-mail!!
*******************************
> Outro comentário: para quem quer registrar domínios no exterior, a
> empresa que implementa o DNS dos domínios terminados em .com
> chama-se InterNIC (http://www.internic.com) e cobra US$ 100 pelos
> primeiros 2 anos e US$ 50 por ano a partir de entao (esses custos
> sao somados ao custo de hospedagem da página web). Há muita gente
> que está criticando esses preços, praticados num mercado
> monopolizado (nenhuma outra empresa está autorizada a implementar o
> DNS em domínios terminados em .com).
*******************************
OLHEM BEM:
O endereço acima citado http://www.internic.COM repito, .COM depois do internic, ou seja, PONTINHO + COM e' uma fria onde pilantras da Australia cobram 200 dolares de quem cair na arapuca visitando a pagina deles enquanto que um registro normal NAO PODE CUSTAR MAIS QUE 100 dolares!
O endereço CERTO e' o http://www.internic.NET repito, .NET depois do internic, ou seja, PONTINHO + NET!
Os VIGARISTAS do primeiro endereço acima se aproveitam do fato que quando e' escrito simplesmente INTERNIC no seu browser, voce vai direto para a FALSA INTERNIC pois a certa possui o ".net", ou seja, a INTERNIC FAJUTA possui o sufixo ".com" que da' precedencia na procura. PRIMEIRO eles pegam a SUA grana, depois eles registram a domain que voce escolheu no INTERNIC.NET verdadeiro e se tudo der certo voce pagou o dobro.
Essa SACANAGEM funciona ja' faz muito tempo e nao tem nada que possa ser feito para parar aquele bando de *&@#$ da %^&* pois eles foram vivos pra caramba e registraram o domain DE MESMO NOME da Internic e MILHARES de pessoas caem nessa.
Eu gostaria de esganar gente como essa na Australia, assim como outros famosos cafajestes que mercantejam domains com nomes ja' legalmente registrados e pedindo resgate por isso. A internet esta; cheia de buracos e tem sempre algum salafrario se aproveitando disso.
Aqui fica o aviso.
Eduardo, Finlandia
--------------------------------------------------------------------
>>> From: Edison Fontes / <asset@truenet.com.br>
--------------------------------------------
INCENDIO NO AEROPORTO DOS OUTROS E' REFRESCO
--------------------------------------------
(Texto sem acentuacao)
Na sexta-feira 13 de fevereiro/1998, supersticoes 'a parte, o predio do Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro, foi destruido por um incendio. Imagino o susto da empresa aerea que tinha (ainda tem ?) seu CPD no final da pista.
Tomando como verdadeiras as noticias dos meios de comunicacao, o incendio nao foi um ato criminoso e demonstrou a falta de profissionalismo com assuntos relacionados 'a desastres e erros. Talvez (espero!) o aeroporto estivesse pronto para combater um desastre com as aeronaves, mas como a corrente sempre quebra no elo mais fragil: nao estava preparado para um incendio de madrugada, com o aeroporto sem movimento, com as ruas sem transito, sem usuarios para entrar em panico e provavelmente provocado por um curto circuito.
As situacoes nao compativeis com o porte do aeroporto e com o Corpo de Bombeiros foram acontecendo : falta de agua nos hidrantes, escada magirus sem funcionar, tentativa de buscar agua no laguinho em frente ao aeroporto, mangueira furada na ligacao que puxava agua do mar para combater o incendio, demora de mais de uma hora para o Corpo de Bombeiros ser acionado.
Este e' um caso pra'tico onde fica evidente que a preparacao para situacoes de contingencia, atraves de simulacoes, nao e' levada a serio. Uma simulacao simples e barata apontaria a maioria das vulnerabilidades existentes. Solucoes adequadas 'a realidade da empresa seriam implementadas evitando um desastre tao grande. (No minimo 50 milhoes de reais). O custo da prevencao e' muito menor.
Encarar situacoes de contingencia de forma profissional, pode nao evitar o desastre, porem faz "o desastre menos desastroso". Evita "alem da queda, o coice!!".
Foi tambem o que nao aconteceu ha' alguns anos atras em plena Camera dos Deputados em Brasilia, quando um deputado federal morreu no plenario. Nao havia presente nenhum medico dos 33 contratados pela Camera. Nao havia maca, e se houvesse a mesma nao entraria no elevador. O pobre, desculpem, o coitado do deputado infartado teria que se levantar da maca e ficar em pe' para descer ate' a ambulancia (que nao havia).
Tomara que todos os executivos, clientes assiduos da ponte aerea, parem e pensem um pouco : E se tivesse sido com a sua empresa ? E se tivesse sido com o seu CPD ? Ou com o seu Servidor de Rede ? Ou se seu unico funcionario que sabe executar aquele sistema que nao tem documentacao e tem alguns programas so' com codigo objeto, morresse dentro do incendio? Como ficariam as informacoes da empresa ? Como ficaria a empresa ? Como ficaria a lucratividade e o funcionamento da empresa ?
E que esses mesmos executivos se lembrem de quando :
- nao aprovaram o aluguel de uma sala em outro predio para ser a Sala das Copias de Seguranca';
- adiaram a compra de cartuchos e fitas solicitadas pela producao para gerar copias de seguranca;
- mandaram dispensar os bombeiros e vigilantes que faziam ronda no periodo da madrugada;
- cortaram os gastos com um projeto de seguranca da informacao, porque "estas coisas so' acontecem com os outros".
Este fato ocorrido diz respeito a um dos aspectos da Seguranca da Informacao: protecao fisica. Os demais, e nao menos importante, sao: confidencialidade da informacao, acesso logico, roubo de equipamentos, virus, hackers, auditabilidade, Internet, etc..
A protecao da Informacao e' uma resposabilidade gerencial e a direcao executiva da empresa e' responsavel perante os acionistas/investidores.
Oxala' que esses executivos se conscientizem que desastres e problemas nem sempre so' acontecem no aeroporto dos outros e tao pouco tem gosto de refresco!
Edison Fontes
edison@pobox.com
Consultor em Segurança e Proteçao da Informaçao.
--------------------
From: "Dario Mor" <dariomor@actech.com.br>
Presidente Fernando Henrique Cardoso sanciona nova Lei de Software
O presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou hoje, no Palácio do Planalto, em Brasília, o projeto de lei que atualiza a legislaçao de software no Brasil.
De acordo com o projeto, o regime de concessao de propriedade intelectual para programas de computador será o mesmo conferido ãs obras literárias (50 anos).
As penas para empresas ou indivíduos que praticam a pirataria de software sao: detençao de seis meses a quatro anos e multa pecuniária que poderá chegar a 3 mil vezes o valor de cada cópia ilegal.
O projeto de reformulaçao da lei de Software (7646/87) tramitava no Congresso desde 1995 e incorpora uma importante inovaçao ao incluir a pirataria de software também como um crime de sonegaçao fiscal, dando poderes para a Receita Federal investigar empresas e saber a procedência das cópias de programas utilizadas nos microcomputadores.
Com a sançao presidencial, o Brasil passa a ser o único país da América Latina a ter uma lei específica para proteger a indústria de software e o único do mundo a fazer uma correlaçao expressa entre o crime de pirataria e o crime de sonegaçao fiscal.
O presidente executivo da ABES, Daniel Boacnin, diz que está muito satisfeito com a sançao da nova Lei de Software pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. "Foi implantada uma série de medidas positivas para o setor. Acredito que o enquadramento da pirataria de software como crime de sonegaçao fiscal reduzirá a comercializaçao indevida de sistemas nao autorizados", afirma.
O uso ilegal de programas de microcomputador nas empresas é um dos maiores responsáveis pelo índice de 68% de pirataria no país e pela alta incidência de vírus de computador. Segundo Boacnin, esta prática deve ser coibida no mundo corporativo. A questao da pirataria de software precisa ser tratada com muita responsabilidade por parte da direçao das corporaçoes, pois os riscos de danos ã imagem da empresa e as penalidades previstas pela nova legislaçao nao justificam o uso irregular de programas de computador.
Segundo o presidente da ABES, os programas piratas também sao comercializados em grande escala através de anúncios em jornais e revistas. Outra forma muito utilizada é a instalaçao de cópias ilegais no ato da venda de microcomputadores. Em todos esses casos os responsáveis passarao a acertar contas com a Receita Federal por sonegaçao de impostos. "Esse fator deverá diminuir drasticamente os anúncios publicados abertamente nos classificados dos principais jornais do país", diz Boacnin.
A ABES acredita que o país só tem a ganhar com a nova legislaçao de software. "O Brasil poderá se tornar um pólo de desenvolvimento de programas de computador para a América Latina, devido ao alto nível de proteçao ã propriedade intelectual existente", afirma o presidente da entidade. Com a adoçao de penalidades mais severas e a correlaçao entre cópia ilegal de programas e sonegaçao fiscal, a estimativa da ABES é de que o índice de pirataria seja reduzido em 15 pontos porcentuais em apenas doze meses.
Estudo realizado pela Price Waterhouse em 1996 indica que uma reduçao de 15 pontos porcentuais na pirataria geraria 30 mil novos empregos e proporcionaria uma arrecadaçao adicional superior a US$ 300 milhoes em impostos. De acordo com esse estudo, se no ano 2.000 o índice de pirataria recuar para a taxa de 27% - o mesmo índice existente hoje nos Estados Unidos - o Brasil arrecadará mais de US$ 1 bilhao em impostos e gerará 58 mil novos empregos.
Entre os pontos importantes da nova legislaçao de software destacam-se:
- Será aplicada uma pena de seis meses a dois anos de detençao e multa para a violaçao de direitos do autor do programa. A multa poderá ser de até 2 mil vezes o valor de cada cópia pirateada. Caso a violaçao tenha fins comerciais - comercializaçao de programas piratas para terceiros - a pena será de um a quatro anos de prisao, mais multa de até 3 mil vezes o valor de cada cópia ilegal.
- Quem estiver utilizando ou reproduzindo ilegalmente software poderá ser processado também por crime de sonegaçao fiscal, devido ã perda de arrecadaçao tributária envolvida no ato ilegal. A Receita Federal terá o poder de fiscalizar as empresas para confirmar a procedência legal do software utilizado nos computadores.
- A proteçao ao produtor do software passa a ser de 50 anos.
- Estao eliminados todos os cadastros e demais burocracias junto ao SEPIN para a comercializaçao de software no país.
- As empresas nao poderao alugar software sem a autorizaçao do autor, mas poderao alugar máquinas e equipamentos que contenham programas legais pré-instalados.
Entidade: ABES
Fonte: Daniel Boacnin - presidente executivo
Telefone: (011) 240-1400
Jornalistas responsáveis:
S2 Comunicaçao Integrada (011) 253-1930 - www.s2.com.br
José Luiz Schiavoni (MTb 14.119) joseluiz@s2.com.br
Adriano Araujo - adriano@s2.com.br
******** Lista Informativa MEUPOVO
*
* Para entrar ou sair da lista, visite nossa pagina em:
* http://listas.actech.com.br/lista_meupovo.html
*
* Para ler as ultimas mensagens desta lista, visite:
* http://listas.actech.com.br/banco.html
*
* Este servico e' patrocinado por Dr.SYS e ACTECH
* http://www.drsys.com.br - http://www.actech.com.br
*****
OS/2 ZONE
Maclei Tozzato
Passei por um momento difícil com o OS/2 no meio de novembro. Fiquei super irritado com ele, cheguei até a falar que iria largar ele e, comecei a usar o Windows 95. Mas, 3 dias depois e, após mais um GPF, voltei para o OS/2... :-)
O problema não é com o OS/2 em geral, mas especificamente com a versão Warp 4.0 Brasil. Esta versão, sem dúvida, é muito carregada de bugs. Além disso, enquanto a versão US (Americana) está no Fix 5, a BR ainda está no 1! Fora os erros de tradução. E não pensem que isso só ocorre com OS/2, acontece com qualquer sistema operacional (o Windows, como o OS/2, sempre foi melhor na versão em inglês) e, na maioria dos programas.
O que fazer então? Se puder, compre em inglês. Você verá um Sistema Operacional de verdade!
O que fazer, então, quem comprou o Warp 4.0 BR? Liguem para o suporte OS/2 (0800-78-7377) e peça a troca, que eles lhe ajudaram.
Mas sabem o que eu fiz para resolver temporariamente o problema? Apliquei o Fix 4 do Warp US mesmo e, deu até certo! Sem contar que quase tudo ficou em inglês, ficou mais estável mesmo. Bem melhor que antes!
Essa solução pode não ser a correta, mas resolve o problema até eu conseguir trocar pela versão US.
Outro responsável pelos problemas é o Netscape/2 Português. Ele também tem vários bugs e, varios usuários relataram os bugs. A versão inglês é, sem dúvida, mais estável. Vale a pena pegar esta versão.
Depois de tudo resolvido e, com mais calma, percebi que mesmo se eu quisesse usar o Windows 95 da forma que estou acostumado a usar o micro, não conseguiria! Estou acostumado a rodar vários programas ao mesmo tempo e a uma multitarefa que realmente funciona. Isso sem falar nos programas que não encontro similares no Windows.
Em um desses dias que usei o Windows 95, resolvi fazer algo que estou acostumado a fazer sempre no OS/2. Fui acessar um sítio na internet e, resolvi fazer o download de um programa e, verificar o meu e-mail. Me conectei na internet, carreguei o Netscape 3.03 e o Becky! (um bom programa de e-mail, pena que é para Windows 95...). Depois fui na página da BMT Micro e selecionei um programa para download. Depois que o download começou reparei que estava numa boa velocidade, algo em torno de 2.4k.
Neste momento resolvei acessar a página de Novidades do site OS/2 Brasil [http://www.os2brasil.com.br/novidades] e, foi aí que senti saudades do OS/2... Ué, mas por quê? Porque quando comecei a navegar a velocidade da transmissão do arquivo caiu muito! se ela caisse até uns 1.9k, até que seria bem aceitável, já que a largura de banda teria que ser dividada; mas caiu para 0.5k! … um absurdo isso!
Isso que aconteceu serviu para mostrar como é ruim a multitarefa do Windows 95. Além disso ele é limitado e não tem drag and drop do qual estou acostumado.
Escrevi este artigo mais como uma forma de expor o que aconteceu comigo, para que vocês reflitam e tirem as suas próprias conclusões. A minha conclusão é que se eu quiser mudar de Sistema Operacional, com certeza o Windows 95 vai ser a última alternativa e, que sem OS/2 vai ser bem difícil para mim...
ProNews/2
A Panacea Software lançou o ProNews/2 1.0! Esta é a versão final dele, deste excelente leitor de News. A última Beta (4B) já estava estável e quase sem problemas, faltando apenas alguns ajustes para lançarem a versão final e comercial.
E o preço? Vocês devem estar se perguntando. Bem em conta, levando em conta que é um excelente leitor de News (uns dos melhores que eu já vi). Então, 30 dólares pedido por ele são mais do que justos. Vale a pena registrar ele, afinal foi desenvolvido só para o OS/2 e, é um bom software.
Para obter maiores informações visite o sie da Panacea Software em www.program.com/panacea, onde poderá pegar uma versão de avaliação (válida por 4 dias, totalmente funcional) e, conhecer também o HTML Stúdio (também muito bom).
Verdades e Mentiras
Este final de ano tem sido mito tumuluado e agitado para a comunidade usuária de OS/2. Tudo começou a distorção de uma nota da IBM comunicando o fim da divisão PSP (softwares pessoais) na qual o OS/2 fazia parte. Um certo jornalista do grupo Ziff Davis (na qual a Microsoft tem a maioria das ações) modificou as palavras e deu a enteder que a IBM tinha acabado com o OS/2 (coisa que é totalmente inviável para a IBM, já que 44% dos Bancos Americanos e, os maiores do Brasil, não iriam gostar nada...). Tudo mentira!
Realmente a IBM acabou com a PSP, na qual o OS/2 era o principal produto. Mas ele (OS/2) foi transferido para a área de Network Computing, onde tamb'me absorveu o Java. Na minha opinião foi uma decisão certíssima da IBM. Todos sabem que o OS/2 nasceu para rede e, é a melhor plataforma atualmente para se rodar Java. Ou seja, ela está deixando tudo numa única diversão, dando mais agilidade e um entrosamento que melhor não poderia haver.
O próximo passo da IBM vai ser no lançamento do OS/2 5.0, que ela matará o nome OS/2 e, dará um novo nome. O Sistema Operacional vai continuar o mesmo OS/2 de sempre, mas com um nome novo, puramente marketing!
Como podemos ver, parece que a IBM aprendeu de vez com as suas burradas anteriores e, está fazendo tudo certo. Bom, por enquanto...
Prolongando o StarOffice
A StarDivision [http://www.stardivisio.com/] colocou no seu site um path (composto de duas DLL) para prolongar o uso do StarOffice 4.0 International Beta II até 28/02/98. A última versão só ia até 31/12/97 e, como esta é a última Beta, ela resolveu prolongar o seu uso até o lançamento (previsto para a 1™ semana de fevereiro).
FixPak#5 para OS/2 Warp 4.0 BR!!!
A IBM lançou o FixPak#5 para o OS/2 Warp 4.0 Português Brasil! Podem passar na página da IBM e pegá-lo. Apliquei ele e todos os problemas que eu vinha enfrentando acabaram-se. Vale a pena aplicar ele e, seja feliz com o seu Warp 4.0....
Abraços,
M@clei.